Última hora
recent

Horário de verão muda hora de acesso aos locais de prova do Enem

No sábado (24) e domingo (25), estudantes de todo o Acre  farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para não perder o Enem, os candidatos devem ficar atentos aos horários do exame.
Em todos os estados, os portões de acesso serão abertos às 12h (horário oficial de Brasília. Ou seja, com  o horário de verão será às 9h no Acre) e  fecham uma hora depois, às 13h (hora oficial de Brasília)  quando não será mais permitida a entrada nos locais de prova.
É importante que o candidato fique atento às diferenças de fuso horário do seu estado com relação a Brasília e não se esqueça que desde este domingo, 18,  a capital federal e cidades de outros dez estados passarão a adotar o horário de verão, adiantando os relógios em uma hora. Assim, a diferença para os estados que não participam do horário de verão fica alterada.O horário de abertura e fechamento de portões vale também para os participantes sabatistas. Eles devem chegar ao local de prova no mesmo horário dos demais candidatos.
Para os que guardam os sábados por motivos religiosos, a prova do primeiro dia começa a ser aplicada somente às 19h, horário da capital federal. A exceção, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é para os estados de Roraima, Rondônia, Amazonas, Acre, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde, devido ao fuso horário, as provas iniciarão às 19h, levando em consideração o horário local.
A orientação do Inep é que os candidatos verifiquem, com antecedência, os locais onde farão as provas e que antes do dia do exame observem o caminho a ser feito. No primeiro dia, os candidatos terão 4h30 para as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No domingo, com 5h30 de duração, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias.
Fique  atento:
Os portões serão abertos às 12h, no horário oficial de Brasília, e fecham às 13h.
Brasília está no horário de verão: relógios adiantados em uma hora. Fique atento às diferenças de fuso horário.
Sabatistas também entram entre 12 e 13h, no horário de Brasília. Provas do primeiro dia serão aplicadas às 19h, também no horário de Brasília em algumas localidades, e 19h no horário local em Roraima, Rondônia, Amazonas, Acre, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
 Verificar os locais de prova com antecedência.
Conhecer o local de prova antes do dia do exame.

Os dias antes do Enem são para ajustes finais


O Exame Nacional do Ensino Médio está chegando, mas nada de surtar agora que falta tão pouco. O que vale é continuar com a rotina de estudos e intercalá-la com momentos de prazer.
“Procure ficar calmo e nada de criar aqueles monstros. Se deixar a ansiedade tomar conta, vai tudo ser prejudicado”, aconselha Marcelo Dias Carvalho, coordenador de cursinho.
“Na semana da prova, nada de cobranças e culpas. O candidato deve manter-se confiante, respeitar seus limites”, reforça Artur Costa Filho, diretor pedagógico .
Para tentar acalmar a ansiedade dos vestibulandos, os entrevistados listaram algumas “regras” bem práticas para serem seguidas:
Durante a semana:
1- Torne o ato de dormir bem uma prioridade máxima
2- Continue treinando com exercícios de edições anteriores do Enem
3- Procure momentos para relaxar. Qualquer coisa que ajude a distrair
4- Faça mais algumas redações durante a semana. Tente finalizá-las em 1h
5- Evite comer alimentos muito gordurosos, principalmente na véspera
6- Continue lendo sobre atualidades em revistas, sites e jornais
7- Cuide-se para não ficar doente
8- Se você pratica alguma atividade física regular, pegue leve
9- Mentalize-se no dia da prova e acredite que você é capaz de ir bem
fonte   www.jornalatribuna.com

equipe giro feijó

equipe giro feijó

Comentários desta notícia

Atenção, não somos responsáveis pelo conteúdo do comentário que você escrever aqui, mas podemos exluir se for necessário!
Tecnologia do Blogger.