Última hora
recent

Katukinas bloquearan BR-364 no Juruá

Um protesto dos índios katukinas (noke koe) bloqueou a BR-364 desde as duas horas da madrugada de domingo (25). Os indígenas reivindicam do Governo do Estado instalação de energia elétrica em residências, água tratada, além de outras melhorias já prometidas, porém ainda não cumpridas.
Os índios bloquearam a rodovia no início da terra indígena, a cerca de 70 quilômetros de Cruzeiro do Sul. Maurício Katukina, cacique de uma das aldeias, listou as várias reivindicações que resultaram no protesto. Entre elas, algumas promessas que, segundo ele, o Governo do Estado prometeu e não cumpriu.
“Nos prometeram ligação de luz nas casas novas e água encanada, ramal nas aldeias, pois está sem acesso para a equipe de Saúde.” Maurício diz também que uma das aldeias estaria ainda sem açude e sem a escola prometida. Eles também pediram mais um quebra mola na aldeia nova para evitar atropelamentos.
A água barrenta retirada de igarapés na terra indígena estaria causando doenças principalmente nas crianças, uma amostra da água foi exibida pelos índios durante o protesto.
“Temos poços artesianos mas como foi cortada a rede de energia, eles não estão funcionando. Por isso, estamos tendo problema de doença como diarreia e vômitos”, disse o cacique.
O bloqueio da BR causou transtornos aos passageiros dos ônibus que fazem a linha entre Rio Branco e Cruzeiro do Sul.
Ainda pela manhã ocorreu uma reunião na FUNAI com a presença do representante do Governo do Estado no Juruá, PF, Exército e Ministério Público. Por telefone, o representante do Governo do Acre no Juruá, Itamar de Sá, disse que uma comissão já estaria se deslocando para a BR a fim de negociar a liberação da pista.
Itamar explicou ainda que aquilo que for de competência do governo será afirmado com os indígenas e na quinta-feira deverá ocorrer uma reunião com o representante da Eletrobras para buscar uma solução para a questão da energia e dos poços artesianos. A reunião acontece na sede da Funai. A estrada foi liberada no início da tarde desta segunda-feira (26).
fonte   agazeta.net
equipe giro feijó

equipe giro feijó

Comentários desta notícia

Atenção, não somos responsáveis pelo conteúdo do comentário que você escrever aqui, mas podemos exluir se for necessário!

Clique na imagem para entrar em contato

Tecnologia do Blogger.