Última hora
recent

Veja dicas de como aproveitar a virada do ano

O que você costuma comer no Réveillon? Doze uvas? Lentilha? Carne de peixe ou de porco? Ou apenas champanhe e cidra? A pesquisadora Vanessa Lourenço Costa, da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal do Pará (UFPA), orienta quem já está se preparando para aproveitar a última noite de 2015 e explica como algumas tradições envolvem alimentos saudáveis e podem fazer bem o ano todo.
Para quem vai ficar em casa ou sair para aproveitar os balneários e festas, a dica é a mesma: Alimente-se bem ao longo do dia 31, desde o café da manhã até o jantar. “A ceia de Ano Novo acontece apenas à meia noite ou após a meia noite. O ideal seria, então, comer adequadamente ao longo do dia. Um café da manhã reforçado com todos os grupos de alimento; e lanches, almoço e jantar adequados podem assegurar energia e bem estar para receber 2016”, explica.
Uvas e frutas antes, durante e após a meia noite – Além de comer as 12 uvas a meia-noite, romãs e nozes, aproveitar essa e outras frutas nos lanches, no café da manhã do dia 31 e na Ceia de Ano Novo também é recomendável.
As frutas são fontes importantes de vitaminas e minerais reforça a nutricionista. “A uva, por exemplo, é rica em vitamina C, vitamina E, além de possuir antioxidantes como os flavonoide (resveratrol e quercetina) que ajudam na redução do processo de oxidação do corpo, prevenindo contra o envelhecimento”.
Nada de frutas cristalizadas, prefira as nozes ou a castanha do pará!!! As nozes possuem minerais como ferro, zinco, potássio e vitaminas, além de gorduras monoinsaturadas que melhoram o perfil lipídico. Também ajuda a baixar o LDL, colesterol que é o conhecido como “mal colesterol.
A recomendação profissional é substituir as frutas cristalizadas, que possuem excesso de açúcares, pelas regionais consumidas in natura. “Vamos abusar das frutas regionais amazônicas como manga, cupuaçu, bacuri, além da fruta oleaginosa regional que possui os mesmos benefícios das nozes: a castanha do Pará. Além dos benefícios citados, ela é rica em selênio, que é um excelente antioxidante”, defende Vanessa Lourenço.
Peixe é opção saudável para ceia de ano novo – Se o Peru é o prato principal do natal, no ano novo há quem evite aves a todo custo. A engenheira Alenny Gutierrez afirma que sua família não consome aves no ano novo e nenhum “animal que cisca para trás”, por isso optam por peixes e carne de porco.
A pesquisadora da Faculdade de Nutrição recomenda que no jantar sejam consumidos alimentos mais leves que podem incorporar algumas das tradições como o consumo de lentilha e de carne branca. “No jantar, além das saladas, o tradicional arroz com lentilha e acompanhamentos com peixe como a pescada amarela e o mapará são uma boa pedida. Esses peixes são ótimas opções por terem quantidades menores de gordura quando comparados ao peru, além de serem ricos em ômega 3. São boas escolhas para que após a meia noite, ninguém esteja com fome”.
Petiscos podem ser saudáveis! E enquanto a meia noite não chega, é bom evitar os salgadinhos e doces e tentar oferecer aos convidados frutas, legumes e tira gostos mais saudáveis. Que tal um molho de iogurte com ervas finas?
“O iogurte desnatado e sem sabor, temperado com hortelã e manjericão e servido com mini cenourinhas baby ou palitinhos de pão integral torrado, são saborosos e nutritivos. As saladas são ótimas opções para ceia do ano novo. Além de possuir fibras, que são excelentes para o bom funcionamento do intestino, são ricas em vitaminas e minerais, importantes para regulação e bom funcionamento do corpo”, enumera a pesquisadora. Ela ensina que a variedade na hora de preparar a salada é a melhor opção. E dá a receita! “Experimente uma salada com vegetais variados (que são fontes de vitaminas, minerais e fibras), adicione um alimento proteico como frango desfiado, ou omelete, ou peixe, ou queijo minas frescal; e conclua o prato com frutas (fontes de vitaminas, minerais e fibras) como maçã ou abacate ou passas. Por fim adicione um alimento crocante como a castanha do Pará ou um croutons integral. E não esqueça do molho com iogurte desnatado temperado com cheiro, salsinha, manjericão, cebola e alho”.
Bebidas naturais e as alcoólicas, com moderação – Vanessa Lourenço recomenda que se evite o consumo de sucos artificiais, pois eles possuem alta concentração de sódio, conservantes e corantes. Enquanto os naturais contribuem para a hidratação e possuem vitaminas e minerais.
Mas para quem não dispensa um “espumante” ou mesmo uma “cervejinha”, a dica é moderação. “As bebidas alcoólicas não acrescentam nutrientes ao organismo, se ingerir a recomendação é sempre a moderação para evitar danos à saúde, especialmente ao fígado, que é quem metaboliza o álcool”.
Ah! E a boa alimentação também pode ajudar. “Se alimentar enquanto está ingerindo bebidas ajuda a diminuir os efeitos do álcool, protege o organismo e ainda faz com que a pessoa beba menos. Outra dica é consumir o álcool com outros líquidos como água ou água de coco, que contem glicose e também minimiza os efeitos das bebidas”, revela a nutricionista.
Peso na consciência? E se 2016 chegar e a consciência estiver pesada por ter comido ou bebido demais? Ai, o conselho é “voltar para a alimentação saudável! Comer de três em três horas, consumir mais frutas, mais vegetais e, se bebeu muito, tomar bastante líquido para repor o perdido pela diurese”.
Para Vanessa Lourenço as ceias de fim de ano e a noite de réveillon são quebras da rotina, mas uma boa nutrição deve ser a norma para todos os 365 dias do ano. “Se alimentar de forma moderada é muito importante. Entender que isso tem que ser para a vida toda. A alimentação saudável vai fazer bem para o indivíduo para o resto da vida, mas vão acontecer situações em que vamos sair um pouco do trilho, como no natal e no ano novo. Por isso, depois, é ainda mais importante retomar a alimentação saudável”.
fonte  www.jornalatribuna.com
equipe giro feijó

equipe giro feijó

Comentários desta notícia

Atenção, não somos responsáveis pelo conteúdo do comentário que você escrever aqui, mas podemos exluir se for necessário!

Clique na imagem para entrar em contato

Tecnologia do Blogger.