Última hora
recent

Governo faz pesquisa para decidir uso do gentílico acreano com 'e'

O governo do estado do Acre vai fazer uma consulta pública em sua página na internet para que a sociedade se manifeste sobre uma lei que vai adotar o gentílico acreano com "e" em documentos oficiais do estado. O texto da lei deve ser disponibilizado esta semana.
De acordo com a chefe da Casa Civil do Acre, Márcia Regina, o governo já decidiu que vai fazer uma lei para adotar o gentílico "acreano" em todos os documentos oficiais, mas quer "ouvir" as sugestões da sociedade.
"A consulta pública é para que as pessoas possam se manifestar. Após isso, vamos colher as sugestões para o texto, para manter ou acrescer mais algumas coisas e fortalecer assim, a oitiva da sociedade sobre um assunto que é da mais alta relevância da nossa história", afirma.
Márcia explica que o gentílico é parte do patrimônio histórico e cultural dos acreanos. "É a forma que esse povo se identifica. Em todos os nossos escritos, o acreano sempre foi com 'e'. Então, esse é um debate que deve envolver toda a sociedade", diz.
egundo a chefe da Casa Civil do Acre, após a consulta pública, o texto da lei vai ser encaminhado à Assembleia Legislativa (Aleac), para ser votado. "Caso a lei seja aprovada, ela vai ser sancionada, publicada, e, com isso, o poder público do Acre vai poder adotar o gentílico 'acreano' como oficial para as publicações do estado", conclui.
Presidente da AAL defende uso do gentílico com 'e'
A presidente da Academia Acreana de Letras (AAL), Luisa Karlberg afirma que a gramática da língua portuguesa diz que não se existe uma regra padrão que normatize os gentílicos. "As leis que existem em todo mundo brotam para legitimar os usos e costumes e "acreano" é uso e costume há 137 anos, antes de o Acre ser brasileiro. O gentílico é o que identifica um povo do outro", afirma.
De acordo com a presidente, o acordo ortográfico que regulamento o uso do gentílico acriano com "i", foge à ortografia. "É uma questão morfológica. Então, o acordo contraria a ele mesmo, porque diz que é ortográfico e ele entra no campo na morfologia", explica.
 fonte  Do G1 AC
equipe giro feijó

equipe giro feijó

Comentários desta notícia

Atenção, não somos responsáveis pelo conteúdo do comentário que você escrever aqui, mas podemos exluir se for necessário!

Clique na imagem para entrar em contato

Tecnologia do Blogger.