Última hora
recent

Justiça acolhe pedido do MP e interdita delegacia e presídio de Cruzeiro do Sul

O promotor de Justiça da 1ª Promotoria Criminal de Cruzeiro do Sul, Iverson Bueno, que atua também no controle externo da atividade policial e fiscalização dos presídios, ajuizou ação para interditar as celas da delegacia e do presídio feminino de Cruzeiro do Sul. A decisão foi tomada após inspeção realizada nos locais. O pedido foi deferido pelo juiz da vara de execuções penais, Hugo Barbosa Torquato Ferreira.
Durante a inspeção, foi constatado que na delegacia geral não havia sido realizada nenhuma melhoria nas celas desde a correição de 2015. Segundo a ação, o local ainda continua insalubre, com mal cheiro, presença constante de baratas e ratos transmissores de doenças, violando com isso preceitos básicos de saúde expressos na Lei de Execução Penal.

No presídio feminino, mais de 60% das presas são dos municípios de Tarauacá, Feijó e Sena Madureira. Atualmente não existe presídio em Tarauacá e o promotor de Justiça do município, Luis Henrique Corrêa Rolim, ingressou com ação civil pública para construção ou aluguel de um imóvel para abrigar o presídio feminino. Foi deferida a tutela antecipada, mas o Estado recorreu e o Tribunal de Justiça suspendeu os efeitos da tutela por entender que não havia, naquele momento, violação de direitos fundamentais.
Desde então a população carcerária aumentou consideravelmente no presídio feminino de Cruzeiro do Sul, extrapolando a sua capacidade atual. Além disso, desde outubro de 2014, as detentas não possuem direito a banho de sol, o que deve ser providenciado pelo  Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) depois de inúmeros diálogos e visitas.

Com a interdição, as mulheres que forem presas vindas de Tarauacá, Feijó, Manuel Urbano, Jordão e Sena Madureira deverão ser encaminhadas aos presídios femininos de Cruzeiro do Sul.
fonte  www.mpac.mp.br 
equipe giro feijó

equipe giro feijó

Comentários desta notícia

Atenção, não somos responsáveis pelo conteúdo do comentário que você escrever aqui, mas podemos exluir se for necessário!

Clique na imagem para entrar em contato

Tecnologia do Blogger.