Última hora
recent

Atentado em parque causou 'perda total' de acervo histórico no Acre

O incêndio criminoso que atingiu o Parque Capitão Ciríaco, em Rio Branco, sede da Fundação Garibaldi Brasil (FGB), resultou na "perda total" do acervo histórico referente ao município, segundo a presidência do órgão. A ação foi um dos nove atentados registrados na madrugada desta quarta-feira (17) em represália à morte de um jovem durante um assalto na terça-feira (16)
O presidente da FGB, Sid Farney, conta que por volta das 1h30, o segurança do espaço foi rendido por quatro homens e expulso do acervo histórico. Em seguida, os homens derrubaram os armários de aço, jogaram gasolina e atearam fogo. "Foi um incêndio de dentro para fora", afirma.
Farney ressalta que mais de 100 itens - entre jornais, revistas, fotografias e documentos - foram destruídos pelas chamas. Ele diz que o material estava em processo de digitalização, mas o HD, que cotinha o material também estava no local.
"Foi perda total. Vamos fazer um levantamento para ver o que conseguimos resgatar e o que podemos pegar de outros patrimônios históricos. É uma perda estimável, porque estamos vendo uma história física em chamas", lamenta.
Museu incêndio (Foto: Iryá Rodrigues/G1)
O presidente acrescenta que a motocicleta do vigia também acabou sendo perdida por estar nas proximidades do prédio. Farney diz ainda que os bandidos arrombaram e tentaram incendiar outro departamento, mas não conseguiram. "O fogo não se alastrou, porque os bombeiros chegaram rápido. A perícia está sendo feita, vamos esperar o resultado para tomar as providências cabíveis", finaliza.
fonte  g1.globo.com
equipe giro feijó

equipe giro feijó

Comentários desta notícia

Atenção, não somos responsáveis pelo conteúdo do comentário que você escrever aqui, mas podemos exluir se for necessário!

Clique na imagem para entrar em contato

Tecnologia do Blogger.