Feijó a cidade onde 75% do meio de transporte dos moradores é a bicicleta - Giro Feijó

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Feijó a cidade onde 75% do meio de transporte dos moradores é a bicicleta

Feijó a cidade onde 75% do meio de transporte dos moradores é a bicicleta

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A pequena cidade mencionada têm 10 mil bicicletas enquanto a frota que reúne carros, motos, ônibus e caminhões, é de aproximadamente 2000. E não estamos falando de uma cidade europeia mas de Feijó, no estado do Acre, que tem pouco mais de 32 mil habitantes – o que significa três pessoas para cada bicicleta.

Foto: Tamojunto

A bicicleta é o meio de transporte preferido da população local, que conta com um relevo privilegiado para as pedaladas. O município, famoso por produzir o melhor açaí do país, fica a pouco mais de 300 quilômetros da capital, Rio Branco. Aliás a capital acreana é conhecida como a Copenhague brasileira. Rio Branco é a cidade do País que tem a maior proporção de ciclovias em relação à malha viária (7,4%) e ao número de habitantes 6.003Hab/Km. Atualmente conta com cerca de 160 quilômetros de vias cicláveis projetadas e mais de 110 quilômetros de vias (ciclovias e ciclofaixas) já em funcionamento. E o principal uso da bicicleta é como meio de transporte. A partir daí, a população se apropriou da cidade, ocupando os espaços públicos.


Foto: Cidades Sustentáveis

Um exemplo de como a vontade política e os investimentos direcionados podem favorecer o uso da bicicleta na cidade com segurança, a cidade já demonstrava seu interesse em investir no planejamento cicloviário antes mesmo dos congestionamentos começarem a ser intensos. Em 2006 a Prefeitura implantou 60 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas, como teste para criação de vias exclusivas para o uso da bicicleta. Em 2007, articulado aos direcionamentos do Plano Diretor no município, o Plano Diretor de Transporte e Trânsito (PDTT) de Rio Branco buscou requalificar as vias existentes segundo novos critérios de segurança ao ciclista, considerou a implantação de mais 100 novos quilômetros de vias cicláveis e melhorou as calçadas da cidade, além de ampliar a malha viária e padronizar a sinalização no sistema.

Fontes: Cidades Sustentáveis e Mobilize 

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