Última hora
recent

MPF-AC pede suspensão de concurso da Ufac por irregularidades

A uma semana para o final das inscrições, oMinistério Público Federal no Acre (MPF-AC) ingressou com uma ação civil pública para suspender o concurso anunciado pela Universidade Federal do Acre (Ufac).
O pedido, feito à Justiça Federal, na última semana, determina que seja retirada a exigência de experiência profissional para os cargos de auxiliar e assistente em administração, assistente de aluno e desenhista projetista.
A Ufac abriu o concurso no início de agosto e as inscrições acabam no próximo dia 15. Ao todo, a universidade disponibiliza 25 vagas, com salários de mais de R$ 3 mil, para o campus de Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Brasileia.
Ao G1, a pró-reitora de desenvolvimento de pessoas da Ufac, Filomena Maria Cruz, disse que a universidade ainda não foi notificada pela Justiça Federal. Filomena salienta que as inscrições do certame permanecem abertas até a universidade ser informada oficialmente.
"Essa exigência não é da Ufac, mas da lei que instituiu os cargos de servidores técnico-administrativos, que é a lei 11.091/ 2005. Estamos sabendo através da imprensa. Vamos ver como vai vir essa determinação judicial, e vamos cumprir", explicou.
O item exige que os candidatos para os cargos de auxiliar e assistente em administração tenham experiência de ao menos 12 meses na área, já os candidatos a assistente de aluno e desenhista projetista devem ter atuado por ao menos seis meses. Para o MPF a exigência contraria a Constituição Federal, e uma desobedece a regra de "igualdade de oportunidade de acesso a cargos públicos".
A ação pede que o edital seja corrigido com a exclusão da exigência para os cargos citados e o concurso fique suspenso até a retificação. Um novo edital deve, segundo o MPF, ser publicado após as correções.
fonte g1.globo.com
equipe giro feijó

equipe giro feijó

Comentários desta notícia

Atenção, não somos responsáveis pelo conteúdo do comentário que você escrever aqui, mas podemos exluir se for necessário!

Clique na imagem para entrar em contato

Tecnologia do Blogger.