Partidos de oposição vencem na maioria das prefeituras do Acre; PT elege só quatro - Giro Feijó

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Partidos de oposição vencem na maioria das prefeituras do Acre; PT elege só quatro

Partidos de oposição vencem na maioria das prefeituras do Acre; PT elege só quatro

Share This
Na hora de votar, o eleitor acreano não deu preferencia ao número 13. Isso é tão verdade que petistas só foram eleitos prefeitos em quatro municípios: Mâncio Lima, Brasiléia, Rio Branco e Xapuri. Juntos, PP, PMDB e PSDB, ambos da oposição, declaradamente, elegeram 10 prefeitos, isso sem falar nas coligações.
O fato de o PT só ter vencido em quatro municípios não quer dizer que os partidos que apoiam o governador Sebastião Viana não conseguiram outras vitórias. Na verdade, legendas como PSB –que na Capital estava coligado com o PT-, e além disso elegeu dois prefeitos, em alguns municípios era contrário aos trabalhadores.
De fato, a oposição ganhou mais espaços que os partidos da Frente Popular. Se observadas as vitórias dos partidos de oposição e de base do governo, o ranking fica o seguinte: dez de situação e 12 de oposição, sendo, portanto, o PMDB o que mais elegeu prefeitos.
Uma das maiores decepções para o Partido dos Trabalhadores deve ser derrota do candidato Rodrigo Damasceno, em Tarauacá. O médico não conseguiu se eleger, mesmo com a aprovação do mandato. A população surpreendeu nas urnas e disse “não” à forma petista de governar.
Diferentemente, na Capital, Marcus Viana conseguiu se reeleger e marcou 54% no placar das eleições, contra pouco mais de 30% da candidata do PMDB, Eliane Sinhasique.
Aliás, a deputada estadual é de um partido que elegeu, prefeitos em Cruzeiro do Sul, Manoel Urbano, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Rodrigues Alves e Sena Madureira. Portanto, o partido é o grande campeão no ranking dos partidos que ganharam o comando de prefeituras.
Já as vitórias para o PSDB do deputado federal Major Rocha, só foi cantada em dois municípios: Assis Brasil e Plácido de Castro. Igualmente, o PSD do senador Sérgio Petecão conseguiu vitórias em Senador Guiomard e Tarauacá, neste ultimo derrotando o petista Rodrigo Damasceno, atual prefeito.
Também em duas cidades, o PC do B elegeu prefeitos em Bujari e Jordão. O PP do senador Gladson Cameli conseguiu vitória em Capixaba e Feijó, derrotando também o PT em ambos os municípios. PRP, PROS e PSB, juntos, elegeram quatro prefeitos.
Por João Renato Jácome
fonte  www.oaltoacre.com

Videos

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages