Última hora
recent

9 curiosidades sobre o Dia dos Mortos


Diferente do Dia de Finados ou do Halloween, o Dia dos Mortos é comemorado no México e já se tornou uma festa mundialmente famosa. Conheça um pouco mais sobre a tradição aqui.

1 - Uma festa Asteca




O Dia dos Mortos era comemorado antes mesmo da chegada dos espanhóis, por Astecas, Maias, Toltecas e Totonacas. Os Astecas comemoravam no nono mês do ano e as festividades se estendiam por mais de um mês.

2 - Sincretismo



Com a chegada dos espanhóis, iniciou-se um processo de sincretismo, onde os costumes locais foram mesclados com o catolicismo, dando assim origem ao Dia dos Mortos moderno, que se tornou uma celebração católica.

3 - Dia dos Mortos x Halloween



Apesar de serem comemorados na mesma data e terem outras semelhanças, é um erro confundir o “Día de Muertos” com o Halloween. O Dia dos Mortos é uma festa mexicana e católica, enquanto o Halloween (Dia das Bruxas) é uma festa pagã de origem irlandesa.

4 - O altar



Em recordação aos falecidos, os familiares colocam em seus altares oferendas, como comida, bebida ou música preferida do falecido. Cada altar também possui representações dos quatro elementos: uma xícara, representando a Água; frutos, representando a Terra; velas, para o Fogo; e papeis picados com figuras distintas, para o Ar.

5 - Os mortos podem voltar



Segundo a crença, os mortos podem voltar para visitar a família ainda viva. No dia 1 de novembro voltam as crianças e no dia 2 voltam os adultos.

6 - Portal dos mortos



Entre as oferendas e decorações, uma parte muito importante é o arco de flores, que tem um significado especial. Ele simboliza a entrada por onde os espíritos poderão passar ao mundo dos vivos.

7 - É um dia alegre



Justamente pela expectativa da visita dos entes queridos e falecidos, o Dia dos Mortos no México é uma data festiva, alegre e muito colorida, ao contrário do Dia de Finados no Brasil.

De tão famosa, no dia 7 de novembro de 2003 a UNESCO declarou as festas do Dia dos Mortos como um patrimônio da humanidade.

8 - Flores



Se for ao México no Dia dos Mortos, vai encontrar muitas flores enfeitando os lugares e os cemitérios, como o Rojao, um linda flor amarela, ou a Acalifa-macarrão, uma flor rosada.

9 - Comida



A data é comemorada com muita comida típica e gostosa. A preferida das crianças é a caveira de açúcar, que leva o nome das pessoas falecidas. O “pan de muerto”, também bem conhecido, é um pão doce polvilhado com açúcar com enfeites em formato de osso.

Pronto para fazer sua própria festa?

Fonte: http://www.brasil.discovery.uol.com.br/
William Silva

William Silva

Comentários desta notícia

Atenção, não somos responsáveis pelo conteúdo do comentário que você escrever aqui, mas podemos exluir se for necessário!
Tecnologia do Blogger.