Última hora
recent

Entrevista com o Secretário Municipal de Saúde, Renê Sales

"De início, falar de uma cidade pequena como Feijó é como falar de uma família! Como toda família, tem problemas e à medida que cresce naturalmente crescem os problemas a resolver também, a necessidade de se reajustar a realidade diária é uma constante. Falar, pois, do contexto saúde neste município implica por conseguinte em termos muitos problemas a resolver e reajustes diários de trabalho a fazer mediante as necessidades ao mesmo tempo que as dificuldades se impõem. E quando se trata de um direito básico como a saúde a que todos nós temos direito, implica em mexer com a sensibilidade das pessoas e situações delicadas. Então, se avaliarmos, veremos que a questão saúde envolve problemáticas locais em menor escala e em escala maior o estado, o país, isso por culpa de administrações não responsáveis o suficiente. E quando vamos avaliar as ações de saúde que se dão no município temos que fazer no cuidado necessário de compreender que a ações que estão ou não a acontecer se relacionam às diferentes esferas administrativas.
Ao que compete à atenção básica de saúde e, pois, ao município essa atual administração, a partir do prefeito Kiefer, seu vice Claúdio Braga e a secretaria de saúde municipal, está sendo extremamente cuidadosa e respeitosa no trato aos usuários do SUS, aos médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde a fim de administrar com responsabilidade, inicialmente levantando as principais demandas, redefinindo as metas de ação e ouvindo os servidores, por meio das diversas reuniões realizadas em cada unidade, relocando-os mediante a necessidade de melhor atender ao público, ao mesmo tempo avaliamos as práticas que tem sido tomadas pelos servidores ou em relação a estes, mas principalmente se essas práticas tem resultado em produtividade e bom atendimento ao cidadão, mediante a demanda apresentada. Estamos a completar um mês de gestão, é certo que estamos tentando fazer ajustes.
Por exemplo, a situação de agendamento e atendimento que está acontecendo na Unidade Francisca Lima, no momento estamos tentando ajustar um problema que não é de agora, “já recebemos o problema”... o que parece crônico, estamos tentando conduzir para que se resolva.
Devido às férias de três médicos, o que já é escalado pelo próprio Programa Mais Médicos, em janeiro, ficamos com mais essa defasagem de profissionais onde resolvemos através de alteração na escala de trabalho daqueles que estão em atuação, de modo que os postos não ficaram sem consultas à medida que acordamos que um mesmo médico daria expediente em uma Unidade pela manhã e à tarde em outra, a fim de que se mantivessem os agendamentos e atendimentos manhã e tarde em cada Unidade. A partir de fevereiro, com o retorno dos profissionais até então de férias, certamente a situação voltará à normalidade, cada unidade de saúde básica como seus médicos e equipe responsáveis.
Mediante as dificuldades e os problemas que temos que lidar as críticas ou apontamentos em relação aos problemas da saúde, ao que compete ao município podem ser feitas e serão bem vindas sendo elas fundamentadas, construtivas e respeitosas e, claro, pode e deve partir tanto de agentes públicos, como vereadores por exemplo, ou qualquer outro cidadão, nesse momento as portas da Secretaria Municipal de Saúde estarão abertas. Pois, no sentido mais amplo e profundo a gestão é de todos.
Nisto, a gestão municipal já está tomando várias medidas a fim de melhorar não só a quantidade, mas a qualidade dos atendimentos; em busca de parceria com o Estado, pois a saúde no município depende do desempenho não só da pasta municipal, mas da gestão estadual, desde que ela funcione a contento; e, infelizmente, o que é do nosso conhecimento é que há situações muito mais problemáticas que na rede municipal, contudo no final trata-se de saúde e muitas vezes o problema fica diante de nós.
Enfim, a gestão municipal já solicitou mais um profissional do Programa mais Médicos que estará chegando nos próximos dias ao município. Assim, teremos profissionais para dar cobertura a todas as unidades, mesmo em eventualidades, a fim de substituir o que não puder prestar atendimento no referido instante".
Esperamos contribuir com um trabalho de qualidade e respeito à população. Concluir o secretário
fonte  www.feijoac.com
equipe giro feijó

equipe giro feijó

Comentários desta notícia

Atenção, não somos responsáveis pelo conteúdo do comentário que você escrever aqui, mas podemos exluir se for necessário!
Tecnologia do Blogger.