Última hora
recent

Mais Médicos: Ministério da Saúde anuncia no Acre garantia de vagas para brasileiros formados no exterior

Através de uma solicitação do senador Gladson Cameli (PP-AC) e dos deputados federais Jéssica Sales (PMDB) e Allan Rick (PRB), o secretário do Ministério da Saúde, Rogério Abdala, se comprometeu nesta segunda-feira (18) em revisar um dos critérios do edital para adesão de médicos ao programa Mais Médicos do Brasil, e oferecer para brasileiros formados no exterior vagas no programa federal inicialmente previstas para profissionais cubanos.
O compromisso foi reforçado com os prefeitos acreanos, no auditório da Associação dos Municípios do Acre (Amac), no final da tarde desta terça-feira.
Abdala que é secretário de Gestão do Trabalho e da Educação da Saúde – SGTES, veio ao Acre, acompanhado de Gilberto Rogueira Alves Laranjeiras, a convite do senador Gladson Cameli (PP-AC). Na agenda, o secretário visitou a reitoria da Universidade Federal do Acre (UFAC), o Núcleo do TeleSaúde e a Unidade Básica de Saúde Maria Barroso, no bairro Airton Sena, na Baixada da Sobral, onde funciona o programa Mais Médicos em Rio Branco.

A última agenda cumprida por Abdala e a equipe de assessores do Ministério da Saúde foi no auditório da Associação dos Prefeitos do Acre (AMAC) com prefeitos, secretários municipais e representantes de entidades e instituições ligadas à saúde. Participaram do encontro, o deputado federal Alan Rick (PRB-AC), os deputados estaduais Jenilson Leite (PcdoB), Nelson Sales (PV) e Nicolau Junior (PP) e o secretário de estado de saúde, Gemil Junior. A deputada federal Jéssica Sales (PMDB) entrou em contato com Abdalla e Cameli e também reforçou o pedido em prol de vagas para os brasileiros no Programa Mais Médicos.
Para o deputado estadual Jenilson, os médicos acreanos estão cheios de esperança com a decisão tomada pelo Ministério da Saúde. O deputado Nicolau Junior disse que a agenda de Abdala no Acre é um novo marco na saúde do estado e na oportunidade dada para estudantes brasileiros formados no exterior. O deputado Nelson Sales agradeceu ao senador Gladson Cameli pelo que chamou de agenda positiva.
De acordo com o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre disse que agora saiu-se da fase do discurso com relação aos acreanos que estudam na Bolívia. Alexandre agradeceu a bancada federal pelo encontro, em nome do Senador Gladson Cameli.

O senador Gladson Cameli destacou o modelo de visita feita pelo secretário Rogério Abdala, que pela primeira vez que veio ao Acre não se reuniu à portas fechadas apenas com representantes políticos. “Estamos estreitando o diálogo e a relação entre o Ministério da Saúde e a sociedade do Acre. A vinda do secretário tem tudo para resolver um dos gargalos do Mais Médico para estudantes brasileiros, mas vai além disso: ele sai daqui com demandas de todos os prefeitos e com a garantia de serem resolvidas em Brasília”, afirmou o senador.

Abdala respondeu ao secretário Gemil Junior – que falou de uma saúde mais ou menos – dizendo que a saúde no Brasil precisa avançar 100%. “Se tiver problemas, gritem ao ministério, busquem seus deputados e senadores que nós vamos resolver”, declarou o secretário.
Ainda de acordo Abdala, não pode voltar dinheiro da saúde para o Ministério. “Com saúde não se brinca”, frisou. As demandas dos prefeitos e municípios foram repassadas ao gabinete do senador Gladson Cameli, que deverá encaminhá-las junto ao Ministério da Saúde.
fonte  contilnetnoticias.com
equipe giro feijó

equipe giro feijó

Comentários desta notícia

Atenção, não somos responsáveis pelo conteúdo do comentário que você escrever aqui, mas podemos exluir se for necessário!

Clique na imagem para entrar em contato

Tecnologia do Blogger.