Última hora
recent

Redemoinho destelha ao menos 4 casas em bairro de Rio Branco, dizem moradores

Moradores do bairro Bela Vista, em Rio Branco, tiveram as casas destelhadas devido a um redemoinho por volta das 12h40 desta terça-feira (13). A funcionária pública Luciana Lopes, que mora na Rua Alfredo Zaire, conta que os ventos estavam mais fortes que o normal e o fenômeno se formou ao lado da residência dela.
“Estava muito ventilado e começou a movimentar os objetos. Percebi que era um vento estranho. Vi que as árvores estavam se movimentando com muita intensidade. O redemoinho saiu destelhando e trouxe várias telhas para meu quintal. Em torno de quatro casas [no quarteirão] foram atingidas”, fala.
Moradora conta que fortes ventos duraram em torno de 30 minutos (Foto: Luciana Lopes/Arquivo pessoal)
A professora Gorete Souza também teve a residência atingida. Ela diz que o redemoinho durou em torno de 30 minutos. “Foi uma coisa horrível, nunca tinha visto na minha vida. Fechei minha casa toda e o vento foi derrubando tudo, quebrando as telhas e jogando tudo no meio da rua”, acrescenta.
O climatologista Alejandro Fonseca, da Universidade Federal do Acre (Ufac), explica que os redemoinhos ocorrem quando a pressão está baixa em determinada região e ventos com diferentes regiões acabam convergindo no local. Ele acrescenta que velocidade e tempo de duração são relativos.
Fenômeno ocorreu no início da tarde desta terça-feira (13) (Foto: Luciana Lopes/Arquivo pessoal)
“Não chega a ser uma ocorrência como em lugares muito planos, como os tornados. Normalmente, os ventos são fracos e as rajadas chegam a 20 km/h, mas vêm em diferentes direções em uma região de baixa pressão. Pode se iniciar em um determinado lugar e se deslocar, mas não é um fenômeno demorado”, salienta.
fonte  g1.globo.com
equipe giro feijó

equipe giro feijó

Comentários desta notícia

Atenção, não somos responsáveis pelo conteúdo do comentário que você escrever aqui, mas podemos exluir se for necessário!

Clique na imagem para entrar em contato

Tecnologia do Blogger.